Bem-Vindos

Sejam bem-vindos ao espaço onde através da brincadeira e do conhecimento nos expandimos como seres humanos. O local onde a Família não se resume aos laços de sangue mas essencialmente aos laços do Coração.



Feliz Dia da Mãe

01 maio, 2011
Hoje é dia de elogiar a Mãe!


Procurei um poema que pudesse ilustrar os meus pensamentos. Depois pensei que o melhor era mesmo tentar exprimir-me pelas minhas próprias palavras! Afinal, cada relação mãe-filho é única e irrepetível. Cada sentimento filial está banhado da qualidade da relação com sua mãe.

Na maioria das vezes, é um sentimento que se traduz por um profundo amor, visceral, laço de sangue. Claro que isso não o torna num sentimento ideal e sempre maravilhoso. Amor de Mãe não significa que não haja cansaço, desespero, exaustão, desgosto, desilusão. Nesse grande amor cabem todos estes e outros sentimentos… cabem todos os sentimentos humanos.

Apesar de todos estes sentimentos existe um laço inquebrável, um amor que transpira pelos poros e no olhar embevecido da mãe para o seu filho... e vice-versa. É o amor fundador do nosso Eu e que, na mulher, a faz sentir completa e realizada.

Não é possível ser-se indiferente à nossa mãe, nem uma mãe ao seu filho, mesmo que a vida os separe longamente.

Ser Mãe não pode nunca estar desligado do Ser Filho. Uma mulher torna-se mãe quando diante daquele pequenino ser que é o seu filho. E um filho só o é completamente quando se sente afiliado por mãe e pai. Fora deste ciclo, sente-se desamparado e pária.

Uma mãe comentava comigo que ainda se ouvem mulheres dizer que o mimo estraga os bebés e que às vezes ela própria tinha dúvidas se o muito colo que dava à filha podia prejudicar a relação desta com os outros. Não posso estar mais em desacordo. O mimo como expressão de amor é basilar na relação mãe-bebé e fundadora da personalidade do bebé. O mimo que a mãe dá ao seu bebé é recebido em troca pelo mimo que o bebé dá à sua mãe. Neste abraço de Mimo ambos se sentem intimamente unidos e… felizes. Quando se dá colo, quando se abraça o bebé… é-se invadido por um sentimento de bem-estar e de felicidade. É um momento que pára no tempo e que fica registado mnesicamente no cantinho da alegria e da união. Nunca mais é esquecido, mesmo quando tudo é esquecido…

A qualidade da relação entre mães e filhos têm sofrido substanciais mudanças nos últimos anos. A liberdade na manifestação do Amor e do Mimo são visíveis hoje com uma espontaneidade que a todos nos emociona. O mimo recebido é precursor da nossa capacidade de amar e de dar mimo aos nossos parceiros amorosos e aos nossos filhos no futuro.

Acredito, por isso, que tal espontaneidade promoverá sociedades melhores e mais cooperativas e amantes. Porque, sentindo-nos amados, conseguimos amar e elegemos o Amor à frente de todos os sentimentos.

Obrigada a todas as mães e pais que dão a dádiva do Amor aos seus filhos!
Catarina Rodrigues