Bem-Vindos

Sejam bem-vindos ao espaço onde através da brincadeira e do conhecimento nos expandimos como seres humanos. O local onde a Família não se resume aos laços de sangue mas essencialmente aos laços do Coração.



A Equipa




Catarina Rodrigues: Coordenadora

Psicóloga clínica e psicoterapeuta.
Membro da Associação de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP), fundada por António Coimbra de Matos e Carlos Amaral Dias, onde se encontra a realizar a formação em Psicanálise.
A concluir o Curso de Especialização em Psicoterapia (CEPSI) da Contemporânea. A concluir o Curso de Terapia Familiar da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Catarina Rodrigues tem trabalhado como psicóloga clínica e psicoterapeuta desde o final da sua licenciatura no Ispa, em 2001.
 
Realizou um protocolo com a Junta de Freguesia da Charneca da Caparica e com o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama (2001-2006).
 
Trabalhou de 2001-2004 na Instituição de Solidariedade Social Centro de Promoção Juvenil como psicóloga clínica.
 
Desde 2003 que trabalha na Clínica Contemporânea, em Lisboa, como psicóloga clínica e psicoterapeuta.
 
Em 2004, abriu o seu próprio consultório de psicologia na Charneca da Caparica.
 
Trabalhou como investigadora clínica no Núcleo de Investigação do Bebé (2008-2010), cuja investigadora responsável é a dra. Lourdes Lourenço. Para o NIB, Catarina Rodrigues contribuiu com vários textos sobre bebés para o site e para o blogue e realizou um trabalho de acompanhamento ao domicílio de uma família durante dois anos (onde se propôs estudar o desenvolvimento infantil saudável, desde o nascimento até aos dois anos de idade da criança, e desenvolver um novo modelo de intervenção terapêutica ao domicílio).
Este trabalho encontra-se resumido no artigo «Participando no Crescimento de uma Família», in Ser Bebé, Tornar-se Pessoa. Afectos Comemorativos (Eds. Lourdes Lourenço e Helena Rodrigues), editado pela Almedina (2009).
Este estudo exploratório sobre o método psicoterapêutico de acompanhamento ao domicílio com tónica na intervenção/acção foi apresentado nas seguintes conferências, associado ao trabalho de investigação sobre o Método NIB, desenvolvido por Lourdes Lourenço e Miguel Areosa Feio: «Conferência da Capacidade de Brincar à Criação de Vínculos: uma experiência intersubjectiva co-construída», UAL, dia 5 de Março de 2010; «Colóquio Internacional Música, Comunicação e Desenvolvimento Humano», Gulbenkian, dias 8 e 9 de Abril de 2010; «1º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente», Lusíada, 14 e 15 de Abril de 2010; e «12th World Congress of the World Association for Infant Mental Health», WAIHM, Leipzig, 29 de Junho a 3 de Julho de 2010.
 

Actualmente, para além da sua práctica clínica, Catarina Rodrigues dedica-se à investigação e intervenção na área da gravidez e da relação mais precoce, desenvolvendo, em co-terapia com Ana Rosa Pires, um espaço terapêutico para grávidas e para famílias com bebés até aos 3 anos de idade no Consultório de Psicologia.

Em Junho 2010 impulsionou a concretização do Fórum Y, onde participa nas actividades dedicadas à família realizadas pelos restantes membros da equipa como fotógrafa das actividades e dinamizadora!

Em termos de interesses pessoais, Catarina Rodrigues gosta de estar com a sua família e seus amigos; adora cozinhar; gosta de fotografia; de escrever; de ler; e de viajar por este lindo  e surpreendente mundo!

Email: forumipsilon@gmail.com




Ana Rosa Pires


Rosa Pires é licenciada em Psicologia, área Clínica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, terminado em 2006. Encontra-se a concluir a sua formação em psicoterapia (CEPSI) pela Clínica Contemporânea e iniciou, em 2010, a sua formação em Análise Bioenergética pela Associação Portuguesa em Análise Bioenergética e pela International Bioenergetic Analisys Association.
 
Trabalhou como investigadora no núcleo de Investigação de Psicologia Comunitária no ISPA, sob orientação do Professor Doutor José Ornelas, num Estudo Internacional sobre os Sem Abrigo, de 2004 a 2006.


É mestranda em Neurociências – área da Neurologia da Música - organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, aguardando a defesa da dissertação, em 2010.


Colaborou no projecto “Avaliação do impacto na saúde das doenças neurológicas crónicas. Uma contribuição para a definição de resultados relevantes na perspectiva do doente e para a metodologia de avaliação dos serviços de saúde” do Instituto de Medicina Molecular do Hospital de Santa Maria, de 2006 a 2008.


Exerceu funções como psicóloga clínica no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Belas, em 2009/2010.


Também iniciou a sua prática clínica num programa de terapia cognitiva (Mindfulness-based Pain Management), formação efectuada no Reino Unido, pela Breathworks, dirigido a pessoas com doenças e dores crónicas.


Fez investigação clínica em vinculações precoces no Núcleo de Investigação do Bebé, sob coordenação da Dra. Lourdes Lourenço, e, em conjunto com a Dra. Catarina Rodrigues, iniciou um projecto de acompanhamento psicológico e emocional a gestantes no pré e pós parto.


Os seus interesses estão centrados na área da maternidade, estudos musicais, escrita criativa de pequenos contos e invenções cheias de carinho na culinária vegetariana. Os passeios, retiros e prática de meditação e yoga, momentos mágicos com a família e amigos são a energia vital do seu dia-a-dia. Também aprecia gargalhadas de fazer doer a barriga, danças energéticas, um bom chocolate e andar descalça!


Carla Mendonça

Responsável pela criação e pelo design do blogue, dinamizando-a com a sua criatividade e sensibilidade!

1 comentários:

Rosa disse...

Gostei muito da energia e das cores desta página. Tenho a certeza que vão resultar projectos muito produtivos e criativos deste conjunto de trabalhadores esforçados!
Um grande beijinho e parabéns pelo atingir do objectivo!
Rosa