Bem-Vindos

Sejam bem-vindos ao espaço onde através da brincadeira e do conhecimento nos expandimos como seres humanos. O local onde a Família não se resume aos laços de sangue mas essencialmente aos laços do Coração.



Dançaricar! Especial Dia da Criança!

20 maio, 2011
Dia 28 de MAIO de 2011 das 10h30 às 12h

Para papás e filhotes a partir dos 9 meses

Vamos antecipar o dia da criança e fazer um bailarico para comemorar com a família esta data? Com bolinhas de sabão, balões, lenços, serpentinas, bolas e muitas outras surpresas, papás e filhotes dançam e brincam ao som de diferentes sonoridades e ritmos.
Será uma viagem muito divertida à descoberta do movimento, do som, da cor e da brincadeira.
Venha dançar, venha brincar, venha dançaricar com o seu filhote!

PREÇO: 15 euros/família (inclui a participação de até 4 elementos) ou 10 euros (adulto+criança). Possibilidade de vinda de irmãos mais novos que a idade indicada.


Necessária inscrição prévia.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Sónia Rodrigues
http://mundodamassagemaobebe.blogspot.com/
mundo-da-massagem-ao-bebe@hotmail.com
934977450 - 21800753

Fórum Ipsilon
Catarina Rodrigues
912506720
forumipsilon@gmail.com

Como escolher a fralda certa?

19 maio, 2011
No meio de um enorme mundo de fraldas reutilizáveis, existe uma ou mais que se adaptam a si e ao seu bebé.

Acreditamos que cada mãe não se deve limitar a ver a marca que está na "moda", mas sim procurar comunicar com outras mães, saber de outras experiências (para além das que são pela negativas, pois lembramos de que falar mal é fácil), procurar as características de cada fralda, a sua funcionalidade, a adaptação em relação ao mundo dos bebés (infantários, avós, amas), entre muitas outras coisas que estão ligadas ao uso destas fraldas.

Após procura construtiva, sabemos que cada mãe conseguirá encontrar a fralda que mais se enquadra quanto às rotinas e funcionalidades.

Se tiver dúvidas ou quiser trocar experiências, sugerimos que no contacte, pois possuímos muita informação construtiva e correcta, sem qualquer intuito comercial sobre qualquer artigo. Somos mães que usámos e ainda usamos produtos reutilizáveis, temos experiência e conhecimento relativamente a este vasto mundo e queremos ajudar quem nele entra!

Mimos & Mães

Fraldas Recicláveis: Porquê?

Olá a todos os amigos do Fórum!

O simpático contacto da equipa Mimos & Mães, na pessoa de Mónica Freitas, resultou numa ideia de colaboração com a realização de workshops informativos e a publicação de textos sobre fraldas reutilizáveis e outras ideias "eco" para mães e papás!

Apresentamos sucintamente o grupo, sugerindo, para mais informações, que dêem uma vista de olhos à sua página!

Nas palavras de Mónicas Freitas: «O nosso grupo pretende incentivar a utilização de fraldas reutilizáveis. Na sensibilização que fazemos, suportamo-nos de estudos efectuados pela Quercos, entre outras informações úteis. O objectivo: que mães e pais possam avaliar e decidir de forma mais consciente que tipo de fraldas querem utilizar nos seus bebés. Cada família é única e como tal a solução para uma pode não ser a mais adequada a outra família!».

Esperamos que esta informação vos seja útil e ajude a mudar mentalidades e práticas, para que consigamos deixar um mundo saudável para os nossos filhos crescerem e viverem!

Um beijinho a todos
Catarina Rodrigues

Feliz Dia da Mãe

01 maio, 2011
Hoje é dia de elogiar a Mãe!


Procurei um poema que pudesse ilustrar os meus pensamentos. Depois pensei que o melhor era mesmo tentar exprimir-me pelas minhas próprias palavras! Afinal, cada relação mãe-filho é única e irrepetível. Cada sentimento filial está banhado da qualidade da relação com sua mãe.

Na maioria das vezes, é um sentimento que se traduz por um profundo amor, visceral, laço de sangue. Claro que isso não o torna num sentimento ideal e sempre maravilhoso. Amor de Mãe não significa que não haja cansaço, desespero, exaustão, desgosto, desilusão. Nesse grande amor cabem todos estes e outros sentimentos… cabem todos os sentimentos humanos.

Apesar de todos estes sentimentos existe um laço inquebrável, um amor que transpira pelos poros e no olhar embevecido da mãe para o seu filho... e vice-versa. É o amor fundador do nosso Eu e que, na mulher, a faz sentir completa e realizada.

Não é possível ser-se indiferente à nossa mãe, nem uma mãe ao seu filho, mesmo que a vida os separe longamente.

Ser Mãe não pode nunca estar desligado do Ser Filho. Uma mulher torna-se mãe quando diante daquele pequenino ser que é o seu filho. E um filho só o é completamente quando se sente afiliado por mãe e pai. Fora deste ciclo, sente-se desamparado e pária.

Uma mãe comentava comigo que ainda se ouvem mulheres dizer que o mimo estraga os bebés e que às vezes ela própria tinha dúvidas se o muito colo que dava à filha podia prejudicar a relação desta com os outros. Não posso estar mais em desacordo. O mimo como expressão de amor é basilar na relação mãe-bebé e fundadora da personalidade do bebé. O mimo que a mãe dá ao seu bebé é recebido em troca pelo mimo que o bebé dá à sua mãe. Neste abraço de Mimo ambos se sentem intimamente unidos e… felizes. Quando se dá colo, quando se abraça o bebé… é-se invadido por um sentimento de bem-estar e de felicidade. É um momento que pára no tempo e que fica registado mnesicamente no cantinho da alegria e da união. Nunca mais é esquecido, mesmo quando tudo é esquecido…

A qualidade da relação entre mães e filhos têm sofrido substanciais mudanças nos últimos anos. A liberdade na manifestação do Amor e do Mimo são visíveis hoje com uma espontaneidade que a todos nos emociona. O mimo recebido é precursor da nossa capacidade de amar e de dar mimo aos nossos parceiros amorosos e aos nossos filhos no futuro.

Acredito, por isso, que tal espontaneidade promoverá sociedades melhores e mais cooperativas e amantes. Porque, sentindo-nos amados, conseguimos amar e elegemos o Amor à frente de todos os sentimentos.

Obrigada a todas as mães e pais que dão a dádiva do Amor aos seus filhos!
Catarina Rodrigues